Estatutos explicados por Alfonso Bueno
Olá juízes,
nas próximas linhas eu tentarei resumir como o International Judge Program funciona. Se você quiser a versão longa, você pode ler o estatuto completo aqui: https://internationaljudgeprogram.org/international-judge-program-statutes/
(Por favor, note que os Estatutos estão atualmente sob revisão do Governo Espanhol como uma parte do processo padrão do registro de associação e se qualquer artigo ou parte deste estiver incompatível com os requerimentos legais, nós teremos de alterá-lo).
Como que o International Judge Program funciona?
Para o lançamento, nós teremos uma governança temporária que será um pouco diferente dos próximos anos. Por enquanto, estarei focando em explicar o procedimento padrão e no final eu irei falar sobre este primeiro ano.
1) No primeiro trimestre de cada ano (esperamos que em um final de semana sem torneios grandes) nós teremos a Assembléia Geral (também conhecida como “eleições”).
- Na Assembléia Geral aproximadamente 50% das Regiões irão eleger seu Regional Representative (Representante Regional – RR). Nós desejamos manter alguma continuidade no futuro do programa trocando apenas metade dos representantes a cada ano.
- Os Program Leads (Líderes de Programa – PL) apresentarão para revisão a contabilidade do ano anterior; um resumo do que foi feito no ano anterior e o orçamento para o ano atual.
- Qualquer outra votação poderá ser chamada.
Esta reunião será feita online e espera-se que dure aproximadamente 1 hora. Então a janela de votação ficará aberta por 24h. Por razões logísticas, como desejamos ter milhares de membros no IJP, discussões não serão possíveis durante a reunião. Contudo a programação das votações e informações serão disponibilizadas com pelo menos duas semanas de antecedência, e durante este período, discussões podem ocorrer e são encorajadas em nossos fóruns e canais de comunicação.
Os votos ficarão em segredo até o final do período de votação, onde então serão mostrados para transparência.
2) Após pelo menos duas semanas da Assembléia Geral, o Conselho de Representantes Regionais, juntamente com seus recém eleitos RR irão se reunir para:
- Selecionar dois Regional Leads (Líderes Regionais – RL) e um RL substituto.
- Selecionar seu Secretário.
O papel do RR será explicado mais a fundo em um artigo futuro, mas em poucas palavras: eles representam sua Região e ajudam os Líderes de Programa a entender as circunstâncias e necessidades desta Região.
O número exato de Regiões será determinado pelo Conselho RR baseado no número de juízes e o que é melhor para eles.
3) Os Líderes de Programa são um grupo legalmente responsável em gerenciar a IJP. Ele é formado por 4 membros e 2 substitutos. Metade deles é eleito a cada ano pelo Conselho RR para um mandato de dois anos. Logo mais publicaremos um artigo introduzindo os PLs do primeiro ano.
O que é diferente no primeiro ano?
1 – Os Líderes de Programa foram selecionados pelos membros fundadores do IJP [LINK].
2 – Não há PL substitutos, ao invés, as 6 pessoas irão formar o grupo de PL para compensar o trabalho extra necessário durante o primeiro ano. Para quatro dos seis PLs do primeiro ano, seu mandato irá expirar depois da primeira Assembléia Geral, enquanto os outros dois irão manter suas posições para transitar pelo processo padrão.